5 de ago. de 2022

Quando A Omissão Retarda o Progresso Espiritual

Ref.: Tiago, várias versículos

A Epístola Universal de São Tiago contém poderosa mensagem, que aponta claramente a preocupação do autor para o crescimento espiritual através da AÇÃO, especialmente quando as condições da vida são difíceis. Em seu versículo 22, enfaticamente declara que a verdadeira religião é mais do que fé. É a lei da ação. "Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos, porque se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla no espelho o seu rosto natural".

Tiago, também exorta que consideremos as provas e as perseguições como um privilégio, em vez de culpar a Deus, "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos" (1:4) O aspirante a vida superior procura, naturalmente, evitar os erros que impediriam o seu progresso espiritual. Procura não roubar, evita as maledicências, a violência, o adultério, a fraude, não se vangloria, não julga e, em geral se mantém longe de tudo que interfere com o seu Caminho.

Tratando obter um melhor autoconhecimento, alguns aspirantes passam longas horas na tarefa de obter informações suplementares, querem pesquisar as suas origens, saber do seu desenvolvimento futuro e procuram soluções para o Mistério do Mundo. Isso demanda longas horas e consequentemente, não sobra tempo para serem também "cumpridores da palavra" atividade de que alguns deliberadamente procuram se furtar sob essa, ou aquela alegação.

Quanto a aquisição de conhecimentos, Max Heindel nos diz: "É repreensível passar a vida egoisticamente na procura exclusiva do avanço espiritual, como seria repreensível não haver nenhum avanço espiritual".

São Tiago diz claramente no cap. 4:17 da mesma Epístola: "Aquele pois que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado".

A omissão pode ter consequências graves. Os pecados de omissão não são menos sérios que os pecados de comissão e determinam também a vida e desenvolvimento do futuro aspirante. Para quebrar a cristalização de nossa indiferença no sentido de dominar e vencer nossa tendência para a omissão, devemos lançar mão de concentração e determinação, na realização efetiva de sermos "cumpridores da palavra", não olvidando que os atos de abnegação ao semelhante contribuem grandemente para o crescimento do Corpo- Alma e do Corpo Vital. O serviço à raça humana é o ensinamento crucial da Filosofia Rosacruz e sem o uso prático e muito positivo desse conhecimento místico, o aspirante contribui para a não-realização de um vital progresso em sua caminhada, ao qual não poderá se chegar tão somente através de estudos vigorosos.

Há tantas maneiras de "fazer o bem", e São Tiago antecipa no cap. 1:27 os pontos principais do que deve se considerar importante: - "A RELIGIÃO PURA E IMACULADA PARA COM DEUS, O PAI, É ESTA: VISITAR OS ORGÃOS E AS VIÚVAS, NAS SUAS TRIBULAÇÕES, E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO". Nem todos podem nem todos querem visitar órfãos e viúvas, porém seria simplificar ao máximo o nosso papel se a nossa racionalização concluir com um simples não já que "seguramente há um grande número de voluntários e eu estaria provavelmente atrapalhando o serviço".

Nós todos gostamos de receber cartas, porém, quantos há que protelam a hora de responder devidamente? Não é um erro grave, por certo, mais é um pecado de omissão, apontando para o nosso prazer em receber e relutância de sermos incomodados para dar de nós mesmos.

Até os acamados podem agir pela atividade mental de orar pelo trabalho da Fraternidade como centro espiritual de progresso para a humanidade, para os dirigentes do mundo em sua luta de manter a PAZ, para os líderes locais tentando equilibrar os orçamentos, e para uma colaboração sempre mais esclarecida, que possa manter longe a tragédia da guerra e assim por diante. O mundo de hoje palpita em direção da mutação. Cada ato desinteressado, multiplicado por milhões de outros do mundo todo, cada oração em benefício do mundo e cada ação direta inteligentemente alinhada com a evolução trará o aspirante e a raça um passo à frente, na senda do progresso espiritual.

Ao findar o dia, podemos levar os nossos pecados de omissão ao tribunal de nosso Cristo interno através da retrospecção, e receberemos o Seu perdão. Os pecados de omissão, por outro lado costumam não ser lembrados na retrospecção. Em realidade, deveriam ser transformados em prioridades para a ação do dia seguinte, ou tão cedo quanto possível.

Não podemos nos dar ao luxo de carregar indefinidamente uma longa e pesada relação de nossos pecados de omissão. Eventualmente, a Lei da Consequência demandará de cada aspirante o crescimento para um estado espiritual adulto em que cessamos de ser ouvintes da Palavra e nos tornamos praticantes da mesma.

Publicado na revista Serviço Rosacruz, nov., 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário