14 de jul. de 2019

DO AMOR E DO SER (6)

por Eduardo Aroso

Na Grande Obra tudo aponta para o equilíbrio, mesmo quando os seres em evolução cometem os mais variados desequilíbrios. A Natureza, em qualquer aspecto, age sempre na maior economia de esforços para o máximo proveito. Na primavera (H.N.) tudo cresce, para florescer no verão e haver colheita no outono. Mas a natureza dá apenas o que dá, porque no (s) ano (s) seguinte (s) haverá mais. Não admira pois que Cristo desse à humanidade a oração do Pai-Nosso, onde se diz «O pão nosso de cada dia dai-nos hoje».

Mateus, no cap. 6 diz-nos «Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?».

É certo que as aves dependem de um espírito-grupo que para elas prepara o necessário, sendo que o homem é um ego, emancipado, com capacidade de destinar a sua vida, e na actual época tem que planear e preparar muitas actividades. Até aqui, tudo parece de fácil entendimento. Mas vejamos a expressão de Mateus «Não tendes vós muito mais valor do que elas?». Ora é nesta passagem que - parece-me – está a compreensão do que se disse atrás, ou seja, o homem, na escala da evolução está acima das aves, mas por isso mesmo deve, quanto à despreocupação e ao medo, ter uma atitude diferente da que têm esses belos animais: deve organizar a sua vida, mas sem preocupação excessiva e muito menos medo, pois retardam a evolução espiritual. Neste ponto encontramos a fé, atributo do ser humano e não de outras formas de vida inferiores.

Mais que as suas irmãs (como diria S. Francisco de Assis) do espaço, o homem deve chegar a ser uma sublime ave da terra, que seja verdadeiramente livre no seu voar (viver), sem dependência de nenhum espírito-grupo, um ave gloriosa e livre que apenas se movimente na única energia divina.

Em 07-01-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário