25 de set. de 2012

Espiritualizando a Mente


Ref.: várias passagens bíblicas (vide gravura)
A harmonia perfeita do ensino da Bíblia com o do Conceito Rosacruz do Cosmos está bem exemplificada pelas declarações dadas em ambos, relativas à natureza e importância da mente, o veículo menos desenvolvido do homem. “A mente é o instrumento mais importante possuído pelo espírito, e seu instrumento especial no trabalho de criação”, é declarado no Conceito.

O trabalho que será feito aperfeiçoando os poderes mentais envolve um esquema completo de vidas corretas, como ensinado nos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental. O núcleo de material do qual nós estamos buscando para construir uma mente organizada agora foi irradiada em nós no Período Terrestre pelos Senhores da Mente, e do Mundo do Pensamento veio a substância mental adicionada desde aquele tempo.

A tendência separatista pertencente ao plano da razão que contrasta com o Mundo do Espírito de Vida, pois é contrária ao princípio unificante, é considerada “o mal” . Isto, adicionada ao fato que a mente está unida à natureza dos desejos e tem suas atividades instigadas pelos Lucíferos, traz ao homem o problema principal durante esta fase de sua evolução: a “renovação” de sua mente, ou a infusão constante dela com as vibrações espirituais mais altas até que fique na direção completa do Espírito.

Obter controle da mente requer concentração. Através do uso da concentração aprende-se a fazer a mente focada e dotada de poder suficiente para realizar o objeto para o qual é dirigida. Para a maioria das pessoas isso é difícil, pois o corpo mental é ainda um veículo indefinido, informe. Persistência paciente, porém, trará geralmente os resultados desejados.

Com isto a mente fica sob o controle do pensamento saturado com o Princípio de Amor-Sabedoria, de forma que não será usada egoisticamente. Essa “Cristificação” é a transmutação de todas as tendências egoístas que são absorvidas pela sublime natureza espiritual inerente no Espírito individual. Daí o “Véu que foi abolido por Cristo”. Assim seguimos o mandamento do “amarás o Senhor teu Deus .com toda a tua mente.”
sintetizado do artigo: Spiritually Minded publicado na Rays from the Rose Cross Magazine de julho, 1975, por Eduardo Melo e publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil de nov/dez, 2000

2 comentários:

  1. Gostaria de amar o Senhor meu Deus..com toda a minha mente. Estou perseverando e que Deus me ajude. Grata!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a concentração ainda é algo muito difícil de se conseguir,precisamos ter muita vontade e um grande objetivo pelo qual nos propomos que é o caminho espiritual.

    ResponderExcluir