9 de jul de 2016

O (Belo) Livro de Isaías

por Jonas Taucci
Acima, pintura “Isaías prediz o retorno do exílio do povo judeu”.
Obra de Maarten Van Heemskerk, (holandês - 1.498/1.574), óleo de 40cm x 49cm exposta no Frans Hals Museu, na cidade holandesa de Haarlen.

Isaías para muitos, foi o que mais profetizou sobre a vinda do Messias no Velho Testamento, seu livro merece ser lido pelo aspirante Rosacruz.

Possui pérolas de verdades cósmicas, onde a profecia da vinda de Cristo é descrita com detalhes.

Viveu por volta dos anos 765 a 681 AC, e uma das passagens bíblicas que talvez cause mais controvérsias e polemicas é a que consta em 40:22 do referido livro:

Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar.

Há várias outras traduções, onde palavra globo é substituída por:

Círculo do orbe
Disco terrestre
Círculo da terra
Redondeza da terra

Estudiosos sobre linguística da Bíblia afirmam que a palavra esfera também pode ser utilizada na tradução do citado capítulo de Isaías.

A forma da terra é assim descrita, séculos antes de Cristo (!).

Há ainda, traduções que simplesmente omitem (!) a passagem do formato de nosso planeta:

No mais alto dos céus ele se assenta, e os habitantes da terra parecem-lhe gafanhotos. Estende o céu como toldo, arma-o como tenda para morar.

Ao tempo das grandes navegações - Cristóvão Colombo, houve forte debate sobre a citação de Isaías e seu indicativo com a forma da Terra.

Como entender isto?

Primeiramente, informamos que não é o objetivo deste artigo polemizar traduções ou especular interpretações sobre esta citação de Isaías, mas sim TENTAR dar uma explicação à luz dos ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL.

TALVEZ a resposta venha no livro “Conceito Rosacruz do Cosmo”, onde Max Heindel (iniciado de 4º grau) faz uma explicação detalhada do Diagrama de número 02, Os Sete Mundos, abaixo reproduzido.
Observemos atentamente

O Mundo do Pensamento é dividido em:

Região do Pensamento Abstrato
Região do Pensamento Concreto

A Região do Pensamento Concreto, por sua vez, subdivide-se em 04 Regiões:

4) Forças Arquetípicas: Mente Humana. Foco através do qual se reflete o espírito na matéria.
3) Aérea: Arquétipos do desejo e da emoção.
2) Oceânica: Arquétipos da vitalidade universal.
1) Continental: Arquétipos da forma.

Max Heindel nos informa que “...os arquétipos das formas físicas – não importa a qual reino pertençam – encontram-se na sua subdivisão mais inferior, ou seja, na Região Continental...”

Provavelmente, Isaías possuía a faculdade de ter acesso a estas Regiões, daí ter relatado a forma de nosso planeta.

Ainda que a Terra não seja circular, esférica, disco, redonda etc. assemelha-se a geoide, que é a classificação cientifica dada à forma de nosso planeta.

Ressaltando também que suas profecias sobre a vinda de Cristo, com séculos de antecedência, são simplesmente impressionantes.

Isto reforça o fato das faculdades espirituais de Isaías, não nos esquecendo que seu belo e fascinante livro, inicia-se com a frase:  Visão de Isaias...

Novamente, fica a sugestão para que o aspirante rosacruz leia o citado livro.

A Bíblia foi dada ao mundo ocidental pelos Anjos do Destino que, estando acima de todos os erros, dão a cada um e a todos, exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento”. (Trecho do RITUAL ROSACRUZ DO SERVIÇO DO TEMPLO, oficiado em todos os centros do mundo, e nos lares daquelas pessoas que o desejarem).

Ritual Rosacruz do Serviço do Templo