1 de out. de 2018

"Porque Cristo Se Esconde Tanto?"

por Jonas Taucci
O título deste texto, foi uma pergunta realizada por um visitante ao Centro Rosacruz de Santo André, a muitas décadas.

Há que se saber qual a essência desta pergunta: encontrar Cristo fisicamente? Isto aconteceu a cerca de dois mil anos, com a humanidade da época, mas isto nunca se repetirá, pois ELE jamais se utilizará novamente de um corpo físico para manifesta-se na Terra.

O ponto de partida, para entendermos isto, reside (resumidamente) no fato de:

*** JESUS – Pertence à onda de vida humana.

*** CRISTO – O mais alto iniciado dos arcanjos. Utilizou os corpos denso e vital de Jesus, para trazer seu ministério à Terra.

Repetimos, Cristo jamais se utilizará novamente de um corpo denso para vir à Terra, o que torna este encontro (físico) com a humanidade, impossível. No evangelho de Mateus (capítulo 24 - versículo 23), ELE nos adverte:

-  Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito. Em I Tessalonicenses (capítulo 4 – versículo 17), nos é informado (e dado muita importância pelo fiel aspirante rosacruz), que encontraremos Cristo nos ares, e para alcançarmos esta situação, há um trabalho interno a ser desenvolvido por todos nós.

Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental nos informam que Cristo voltará no mesmo Corpo Vital utilizado da primeira vez, e Max Heindel, em Filosofia Rosacruz em P&R – volume II, perguntas 96 a 102 nos dá uma bela explicação sobre isso, sendo estes ensinamentos não encontrados em nenhuma outra fonte religiosa, espiritualista ou esotérica. Vale a pena serem lidas!

Aqui, um dado interessante: há uma infinidade de livros com respeito a cristais e suas propriedades. Não é objetivo deste texto este assunto, contudo no livro Cartas aos Estudantes # 32: O Corpo Vital de Jesus, o Sr. Heindel nos fala que:

Cristo não se esconde, aliás, com a aproximação da Idade Aquariana o éter Crístico estará cada vez mais acentuado entre as pessoas que o buscam internamente. A resposta mais adequada à pergunta formulada pelo visitante, está no final do Ritual Rosacruz de dezembro, com referência ao Natal:

*** “...quanto mais cedo nos convencermos que devemos dar nascimento ao Cristo Interno antes de podermos ver o Cristo exterior, mais depressa chegará o dia da nossa iluminação espiritual. Cada um de nós será, oportunamente, conduzido pela Estrela até ao Cristo, mas é necessário acentuar, que não seremos conduzidos a um Cristo exterior, mas ao Cristo que está no Interior”.   

Contudo, há sim – inequivocamente – uma forma de “escondermos (e bem...) nosso Cristo Interno:

*** Nos vestirmos da hipocrisia de (apenas) falarmos, ouvirmos, escrevermos e lermos sobre o Cristo, desprezando nossos semelhantes, numa total embriagues esotérica; isto eclipsa totalmente nosso desenvolvimento interno.

*** Sermos como sepulcros; caiados e formosos por fora, entretanto – interiormente – cheio de ossos de mortos e de toda imundície.  (Evangelho de Mateus, capítulo 23 - versículo 27).

Quanto a data em que Cristo voltará à Terra (utilizando o corpo vital de Jesus, segundo os Ensinamentos Rosacruzes), no evangelho de Marcos (capítulo 13 – versículo 32) Cristo diz: “aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

Sobre este assunto, Max Heindel, em Filosofia Rosacruz em P&R Volume II – pergunta 110, diz:

*** “Predizer que a vinda de Cristo ocorrerá numa data determinada será absurdo e um sinal de ignorância. Pode até ser presunçoso conjecturar a época aproximada em que ocorrerá o Segundo Advento, mas, segundo o autor, já que os ciclos precessionais, na medida em que estão ligados à evolução do ser humano, parecem começar com a entrada do Sol em Capricórnio, poderá haver uma manifestação nessa época. Se isso for correto, o Advento só poderá ocorrer daqui a três mil anos, pelo menos”.

Máximo Confessor foi um teólogo nascido em Constantinopla no ano de 580, oriundo de uma família aristocrática; abandonou esta condição para ser monge. Defendia a ideia (e a apresentou em vários concílios) de que Jesus e Cristo são duas naturezas distintas.

Para o aspirante rosacruz, este fato é uma realidade, sabedor de que Jesus cedeu seus corpos denso e vital para Cristo,  contudo  a aproximadamente dois milênio atrás, Máximo Confessor enfrentou sérios problemas por acreditar nisto: foi flagelado, sua língua e mão direita decepadas (impedido assim de falar e escrever respectivamente ) e – no exílio - faleceu em 13 de agosto do ano 662).

Existem antiquíssimos ícones (quadros de santos) que retratam Máximo Confessor revelando, ainda que simbolicamente no toque entre os dois dedos,  a natureza distinta entre:

*** Jesus
*** Cristo

João Cassiano (aproximadamente 365-435 d.c.), também monge, dizia:
-  Bem-aventurados aqueles que ouviram as palavras (faladas) de Cristo. Contudo, mais bem-aventurados aqueles que ouvem seus silêncios (seus atos).

Mas, isto fica para outro artigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário