18 de out de 2015

A Entrada Triunfal de Cristo em Jerusalém (O Desabrochar de Nosso Cristo Interno)

A Entrada Triunfal de Cristo em Jerusalém - Afresco de Giotto (1267-1337) Capela Scrovegni, Pádua. Itália
por Jonas Taucci
Os Ensinamentos Rosacruzes nos informam - com preciosidade de detalhes – sobre a Jornada Anual Crística, sem o que nossa evolução espiritual - e de todas ondas de vida que têm a Terra como campo de evolução - estariam comprometidas, pois ainda somos dependentes espiritualmente desta Jornada do Cristo. (Vide Ritual Rosacruz de setembro, referente à primavera para o hemisfério sul - clique aqui)

OBSERVEMOS: (Hemisfério Sul)

1) Perto de 21 de setembro, o Sol ingressa no aéreo signo de Libra, inaugurando a Primavera. É quando o Cristo Cósmico atinge a atmosfera de nosso planeta.

2) Perto de 21 de dezembro, o Sol ingressa no terrestre signo de Capricórnio; inicia-se a estação do Verão. O Cristo Cósmico alcança o centro da Terra, ficando ali cerca de 3 dias, irradiando Seu Amor, Amor este que culmina na Noite Santa de 24 de dezembro (Natal).

3) Perto de 21 de março, o Sol ingressa no ígneo signo de Áries, inaugurando o Outono. É quando o Cristo Cósmico deixa a atmosfera de nosso planeta, e com júbilo exulta: Consumatum est. Está terminado o trabalho deste ano. Estamos na Páscoa.

4) Perto de 21 de junho, o Sol ingressa no aquático signo de Câncer. Inicia-se o Inverno. O Cristo Cósmico alcança o Mundo do Espírito de Vida, para assimilar a essência do serviço amoroso que prestou à todas ondas de vida na Terra, entre elas a dos Espíritos Virginais: a nossa humanidade.

Evidentemente que todas ondas de vida (mineral, vegetal, animal e humana) recebem anualmente esta infusão de Amor de Cristo, o maior iniciado do Período Solar. (Vide novamente Ritual Rosacruz de setembro, referente à Primavera para o hemisfério sul).

A passagem bíblica onde relata-se a Entrada Triunfal de Cristo em Jerusalém, é por demais conhecida, sendo mencionada nos quatro Evangelhos, vemos nela – simbolicamente - estes quatro reinos sendo citados. Não nos esquecendo que a palavra Jerusalém significa   “ Alí Haverá Paz”.

VEJAMOS:

* REINO HUMANO: No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém. (João 12:12).

* REINO ANIMAL: Ide à aldeia que esta defronte de vós, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. (Marcos 11:02)

REINO VEGETAL: E muitíssima gente, estendiam os seus vestidos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. (Mateus 21:08).

* REINO MINERAL: E disseram-lhe dentre a multidão algum dos fariseus: Mestre, reprende os teus discípulos. E, respondeu ele, disse-lhe: Digo-vos, que se estes se calarem, as pedras clamarão. (Lucas 19:39 e 40).

Riquíssima em simbolismo Rosacruz, esta passagem bíblica contém luminosos preceitos à serem seguidos em sua praticidade:

O CRISTO - Nosso Cristo Interno “entrando em Jerusalém” procurando a Paz, em sintonia com:

REINO HUMANO - (Atos de bondade com nossos semelhantes).

REINO ANIMAL - (o respeito a esta onda de vida, tanto no trato como na adoção do regime vegetariano; isento de carnes).

REINO VEGETAL (conscientes de que neste reino, há uma abundância de energia Crística, que provem da Terra, onde são plantados e nos alimentam).

REINO MINERAL A utilização do mesmo, para fins idôneos, como construção de casas, pontes, siderurgia, manufaturados etc. através do ferro, carvão enfim dos minerais, e também na arquitetura e escultura).

Fio oculto liga a vida.
Da rocha, planta e animal,
O homem serve de guia,
Neste plano fraternal.

Trecho da letra “Servindo com Deus”: Hino Astrológico ao Signo Zodiacal de Virgo. (Veja aqui letra do hino completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário