6 de set. de 2021

O Testamento de João Batista

Rafael Sânzio, que em uma de suas pinturas representou José com seis dedos nos pés (e erro não foi), possuía aquela intuição comum aos artistas que captam as verdades espirituais e as demonstram para a humanidade através de sua arte, ou pelo menos levam-nos a refletir através de sua arte. Na maior parte de suas pinturas sobre o Jesus menino eram comum Rafael inserir a figura de João Batista.

Estavam sempre juntos, algumas vezes com suas mães, como querendo demonstrar a comunhão do anunciador do Caminho com o Caminho mesmo. Em “O Testamento de João Batista” de autoria de Francisco Preuss lemos: “Meu Reino não é deste Mundo” E este anúncio do Novo Reino foi perfeitamente compreendido por João Batista, último Profeta em Israel, que servia de arauto da Nova Era, preparando e endireitando as veredas do Senhor dos Exércitos Espirituais. Pela sua boca falava o Espírito Santo, assim como sucedeu a todos os profetas até então.

 Em João cerrava-se as portas do passado, do Velho Homem, tendo início a alvorada do Novo Homem. Estes acontecimentos estão bem representados pelas figuras de João e de Jesus. João, como preparador das veredas para o Novo Homem, pregava no deserto, batizando para o arrependimento com as seguintes palavras:

“EU VOS BATIZO COM ÁGUA, PARA O ARREPENDIMENTO; MAS, AQUELE QUE VEM APÓS MIM E MAIS POODEROSO QUE EU, CUJAS SANDÁLIAS NÃO SOU DIGNO DE LEVAR, ELE VOS BATIZARA COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO"'.

O texto do PDF abaixo tem como finalidade trazer à visão interna do leitor, a diferença entre esses dois batismos a que João se refere.

O Testamento de João Batista (PDF completo e original daedição de Francisco Preuss aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário